quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

DESPORTO E CONFLITO - V

A competição é uma concorrência simultânea de duas ou mais pessoas à mesma coisa. As provas desportivas são um bom exemplo de competição, e fazem, muitas vezes, desencadear conflitos.
            No entanto, não considero que as competições (sejam elas com duas ou diversas pessoas) sejam formas dissimuladas de conflito. Por vezes estas são positivas e servem para pôr à prova as competências de cada um.
Não encaro “competição” como um arrufo, talvez como “comparar desempenhos”. As pessoas que entram neste tipo de coisas têm o dever de competir mas de forma saudável para manter a paixão que o público tem por determinado desporto ou actividade. Porque, de maneira contrária, este deixaria de assistir e de se interessar pela competição em causa. Normalmente, quando o conflito é grande põe-se em causa o valor da actividade; assim os competidores têm o dever de incentivar o público.
Também acredito que a competição seja positiva na medida em que temos de dar o melhor de nós para que nos aceitem nesse grupo e sejamos indispensáveis. E se numa equipa todos derem o melhor de si, torna-se uma cooperação e não um conflito.
Agora, na minha opinião mais sincera, adoro uma competição onde haja competitividade. Dá-me mais gozo assistir a um desporto em que haja pessoas a lutar com tudo o que têm do que onde haja aqueles que “não partam a loiça toda”.

                                                            Carolina Silva, n.º 3, 12.º B

Sem comentários:

Enviar um comentário